Primeiramente gostaria de agradecer os comentários, e também responder a alguns. Lia, primeiro, você não é um computador pra ter memória e HD. Segundo é que na verdade quando você tem a humildade de perguntar sobre alguma coisa, querendo ou não você está buscando conhecimento sobre aquele assunto e o blog está aí para as pessoas procurarem o que elas quiserem. Não é necessário que ela leia o blog todo, se ela quiser só ler sobre o assunto que a interessa é isso que ela irá fazer e isso é praticamente a mesma coisa que ela ter perguntado ok?!
Outra coisa, Nina não sei se você adivinhou o que eu iria postar, mas realmente minha postagem hoje seria sobre religião, mas tenho alguns conceitos diferentes sobre o que você disse e espero que no meu pouco conhecimento possa tirar algumas dúvidas e também dar novas informções pra que possam pensar no assunto.
Hoje irei falar sobre um assunto muito delicado mas como tudo deve ser falado então aí vamos. Para discutirmos religião temos que deixar de lado nossas crenças assim como nossa devoção. A religião deve ser vista como uma ciência para ser discutida, não é a toa que existem teólogos e o que eles fazem é exatamente isso. Todos têm suas crenças, mas não exprimem nos seus estudos afinal eles estão estudando algo gigantesco diante de suas devoções. Antes de começar gostaria de deixar claro que não sou teólogo, e tudo que irei escrever é baseado em estudos que eu fiz da maioria das religiões atuais e antigas.
Afinal o que é a religião? Para muitos a religião é o que faz o mundo moderno como o antigo andar, mas estamos muito adiante desta conclusão. Comecemos a partir do mundo antigo, a partir de conhecimentos históricos. Creio que a maioria de nós sabemos que antes das religiões atuais o mundo não tinha só um Deus, nós éramos politeístas, quero dizer, acreditávamos em vários deuses como os mais variados. As civilizações antigas faziam rituais para seus deuses, para eles os apoiarem, para lhes dar força diante de batalhas, para lhes dar bonanças em suas colheitas e até mesmo para guiar os mortos por seu caminho. Vou falar da que tenho mais conhecimento que é a civilização grega e querendo ou não é o berço da religião moderna. A mitologia grega cita os deuses como seres supremos que hora ou outra gostavam de sair do Olimpo e dar um pulo no mundo mortal, mas sem interferir no caminho dos humanos. Os deuses queriam também interferir no mundo mas não podiam, logo eles tinham filhos, os chamados heróis, que realizavam tarefas como as mais variadas, talvez o mais conhecidos por vocês seja o HÉRACLES conhecido por HÉRCULES e seus 12 trabalhos que iam de cortar cabeças de hidra até limpar estábulos.
Mas o que isso tem a ver com a religião moderna?
Pensem bem, o mundo sem um deus único, várias crenças, os povos desunidos por causa de suas crenças variadas, o que isso nos leva a ver?! Um caos. A nossa famigerada Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) resolveu que para um reino obter o poder o que deveria ser feito primeiro era centralizar essas crenças em uma só e então..."ORDEM a partir do CAOS". Ela cria um só Deus que se fizermos uma analogia com a mitologia grega temos os três maiores POSEIDON, ZEUS e HADES (este foi pego para representar o inferno como o Diabo). Os heróis, famosos filhos dos deuses como supracitado são substituídos pelo que é o filho de Deus o qual é nosso Jesus Cristo. E os deuses menores onde foram parar? Simples, a ICAR sabia que não poderia acabar com todos os deuses afinal alguns tinham em suas crenças as batalhas e forças ocultas, logo transformaram estes em santos. E temos bons exemplos disto como Santo Antônio(o casamenteiro) substituiu Hera, a deusa do casamento, da família. São Jorge, o santo guerreiro, deu vida ao nosso querido Ares, o deus da guerra. E se formos profundos nesta busca temos vários outros exemplos.
Voltando ao mundo atual, não nos encontramos tão diferentes de antigamente. Estamos voltando a ser politeístas, mas não por termos vários deuses e sim por termos um vasto leque religiões em nosso mundo. O Deus dos cristãos pode ser comparado a Allah dos mulçumanos, na India em si temos várias divindades, os budistas depositam sua fé em Buda e por aí vamos seguindo. Pensem no assunto. A ICAR não conseguiu ao todo acabar com as religiões do mundo, mas fez um bom trabalho acabando com grande parte delas. Os celtas foram perseguidos e mortos acusados de bruxaria e hoje em dia temos os Wicca que são os celtas atuais. As variedade de crenças está voltando ao nosso tempo. Temos os Wicca, Cabalistas, Cristãos, Evangélicos, Xintoístas, Espíritas, Messiânicos e outros tantos.
Não quero provar que não existe Deus, ou que não precisamos acreditar em nada. Só quero mostrar que o Deus de hoje eram os três maiores de ontem. Não quero que deixem de ter suas crenças, afinal o ensinamento religioso é bom senão o que nos impediria de nos matarmos a sangue frio? Nada. Realmente tudo seria um caos se fosse assim, mas não podemos negar que continuamos matando em nome de um ser maior.
Será que todos os nossos méritos e conquistas deveriam realmente ser depositados em um ser maior ou em nós mesmos? O que mais me desagrada é que quando uma pessoa põe no carro um adesivo dizendo que foi Deus que deu, ela tira todo o mérito dela de ter batalhado por um emprego, trabalhado durante cinco dias na semana de oito da manhã às cinco da tarde, e ter comprado este carro. Isto não foi Deus que deu a ela e sim ela que conseguiu por meio de seu próprio esforço. Temos que ter fé sim, acreditar em algo maior sim, mas não achar que este ser maior seja o cara perfeito que nos dá o que pedimos. Temos que batalhar por isso. Eu posso garantir que não adianta você pedir, se empenhar, rezar todo dia, ser o católico perfeito, que você irá passar num concurso se não sentar a bunda e estudar.
Espero que não tenha ofendido ninguém, o que eu quis como disse no início foi mostrar uma visão crítica da religião e depois disso que cada um siga com sua vida e pelo menos espero que tenham mais fé em vocês mesmos. Boa Noite.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

boa boleta....a implementação do monoteismo foi uma boa tentativa de controlar a população mundial.. vc entra num civiliação ,, retira toda cultura dela e força a sua... e nada melhor q a religião para controlar uma ação,,, já q des de o inicio dos tempos ela sempre foi subimiça a igreja ou qq outra instituição religiosa vigente, e é assim nos dias atuais... tempos hj um grande bum da igreja evangelica.. que por sinal grande parte dela veio da igreja catolica... depois de uma revolta religiosa europeia,, com calvinismo, luterana e mais uma...(desculpe,, sou geofisico,,, n historiador,,,), servfem ao mesmo deus... mas se desvincularam por divergencia de opnião e por n aceitar imposições da antiga icar, e hj,,, continuam a não ter uma boa convivencia.. disputam fies como bens... como se só uma fosse verdadeira... um pouco estranho n? se somos todos filhos do mesmo deus criado pelo catolicismop,, e se o mesmo disse amivos uns aos outros assim como amamos a nos mesmos....acho q já passou da hora de encararmos a religião de forma mais sensata .. questionar o que é verdade e o que é manipulação... abiblia é o livro mais mal interpretato q já foi escrito... os pastores interpretão a seu proprio favor.. seus fieis tbm, os padres seguem o imposto pelo vaticano, bom... sejá lá um deus ou uma legião ..ou apenas o incosciente coletivo,,, acho q deveria ser 'usado' de outra forma.. pra unir.. e não para desunir.. e ganhar poder,, dinheiro e controle...
ResponderExcluirae galera desculem os erros ae... meu teclado é um cadinho estranho.... teclas juntas de mais
ResponderExcluir